INÍCIO

Apenas uma vida e todos os sonhos do mundo!

Já sonhei em ser médica, já quis ser dentista, já passei em provas de vestibulares para administração, engenharia elétrica e matemática, este último até comecei a cursar, mas tranquei. Já quis ser policial, passei em concurso público para guarda municipal de João Pessoa e até passei na tão temida prova de TAF (Teste de Aptidão Física) – essa parte foi incrível porque para conseguir tive que deixar de ser sedentária (hehe). Já quis ser empresaria por influência dos meus pais que são comerciantes, mas acho que não seria tão paciente. E no meio de tantas coisas e opções, escolhi cursar física e ser professora.

Mas por que né!? Quem gosta de Física? Quem quer ser professora?
Bem, não sei quanto aos outros, mas eu sei que quis.

A Física, em minha opinião, é uma matéria encantadora e muito desafiadora; é uma das ciências mais antigas originada na antiguidade grega (só que essa é outra história). Ela abrange uma vasta área de estudo, desde a estrutura elementar da matéria até a evolução de todo o Universo. Os princípios físicos explicam uma grande quantidade de fenômenos do cotidiano, permitem compreender o funcionamento de máquinas e aparelhos que estão sempre presentes no dia-a-dia.

Entender eletricidade, óptica, ondas mecânicas e sonoras, termodinâmica e outros tópicos da física se torna prazeroso quando se pode ter interatividade, seja a partir de fenômenos naturais, cotidiano ou atividade experimental. Então, eu comecei a querer entender melhor os fenômenos da natureza e o mundo tecnológico em que vivemos; então cursei licenciatura em Física.

Basicamente, comecei o curso meio que perdida no universo chamado graduação e só me encontrei quando comecei as atividades extracurriculares como projetos e grupos de pesquisa. Em decorrência dessas atividades comecei a dar aula e participar de iniciação científica e de docência; então me tornei professora. Talvez, meus primeiros alunos não saibam, mas fiz deles um laboratório vivo, porque se eles achavam a matéria difícil, para mim difícil mesmo era estar à frente da turma ministrando tal conteúdo e tendo que lidar com a timidez e nervosismo.

Com o passar do tempo, percebi que o ato de ensinar física pode se tornar fascinante. Através de seu ensino, os alunos podem entender a diferença entre os conceitos de calor e temperatura, compreender as formas de transformação de energia. No mundo da tecnologia é possível fazer com que os alunos entendam, por exemplo, como ocorre a transmissão da TV digital ou como funciona os modernos smartphones. Entre vários outros tópicos.

Obviamente, o estudo da física tem suas dificuldades. É muito abstrato, cheio de fórmulas, conceitos e teorias, além de não ser uma ciência isolada que se relaciona com a matemática e a química, por exemplo. No entanto, se o professor consegue equilibrar o fenômeno, a explicação e sua utilidade, o processo de ensino e aprendizagem pode ser bem bacana. Para muitos alunos aprender física não é fácil, porém ela possibilita um grande enriquecimento nas mais variadas áreas.

Atualmente, sou professora da rede estadual da Paraíba, Mestre e doutoranda no programa de pós-graduação da UFBA com projeto na área de Mecânica Quântica. 

Ensinar Física é um desafio e uma grande paixão.

Rafaelle da Silva Souza

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